FANDOM

O Rio Njarr (ou Nghjerr, em algumas versões dos mitos funghis) é um rio citado frequentemente nos textos de Mitologia Funghi. É considerado o principal curso d'água do mundo pelos escandinavos funghinistas. É, inclusive, o rio por onde os mortos rumam para chegar aos Montes Tyrr, as Montanhas da Morte.

CursoEditar

NascenteEditar

O Rio Njarr nasce no alto do Monte Mycelium. Diz-se que surgiu após a morte de Olious, quando Ayen, sua esposa, ficou tão pesarosa que suas lagrimas se infiltraram numa estatua, e depois sairam dela vagarosamente formando uma fonte, cujas águas derramaram e formaram o Rio Njarr. Segundo a Mitologia Funghi chegará o dia em que não haverão mais lagrimas para alimentar o rio e ele secará, iniciando o epsodio do Fëërttghk.

Curso PrincipalEditar

O Njarr desce pela encosta do Mycelium até chegar as bordas do cogumelo que forma a montanha. Lá ele cai na terra formando as Cataratas Ghïon, e depois descendo pela Cordilheira Plrëî, até chegar a Estepe Lyhjp, onde corre seu curso principal. Diz-se que fica fora do reino dos homens. Desse modo nenhum mortal pode chegar lá pelos seus afluentes não ser que seja guiado pelos deuses. Na Escandinavia Funghi (pois haviam duas Escandinavias: a Escandinavia Funghi e a Escandinavia Viking), os mortos eram lançados aos rios em barcos, onde os deuses se encarregavam de guia-lo ao Njarr, que corria até a entrada dos Montes Tyrr.

FozEditar

A parte final do curso do rio ocorre a partir de quando entra nas Montanhas da Morte. Lá ele corre até as Muralhas do Mundo e cai numa caverna tão profunda e escura que ninguem, nem mesmo os deuses, a adentram e corre até sair do outro lado, na Planicie de Aerdys, onde suas águas regam os campos da planicie e depois ele desagua num lago aos pés do Grande Fungo, que absorve a água para proveito proprio.

Também no FANDOM

Wiki aleatória