FANDOM

Os Montes Tyrr, também chamados de As Montanhas da Morte, são as montanhas para onde vão os mortos após o fim de sua vida. Ficam aos pés das Muralhas do Mundo, em sua porção oeste. Acredita-se que os escandinavos colocaram sua posição a oeste para coincidir com o por do sol, o que faria referencia ao fim da vida. É nos Montes Tyrr que fica o Monte Esfirra, a sua montanha mais importante, sede do poder de Olious e Ferrin, e depois, apenas do de Ferrin, que o transformou na montanha dos mortos.

Aspectos FisicosEditar

Os Montes Tyrr são uma cordilheira de montanhas a oeste, aos pés das Muralhas do Mundo. Diz-se que lá a luz do sol não alcança, apenas a da lua, já que seu rei, Ferrin, é tambem o deus da noite. Lá é sempre noite e é um local caracterizado pela presença de vários locais, o principal sendo o Vale de Tghjj, onde corre o Rio Njarr, que os mortos usam como caminho para chegarem até os pés do Monte Esfirra.

Diz-se que é impossivel um ser ainda não morto adentrar os Montes Tyrr, sendo sua unica entrada a abertura do Vale de Tghjj, onde há um pato gigante, chamado de Sergh, que a tudo que é vivo e mortal devora, e pelo fato de que as encostas são impossiveis de serem escaladas.

Há nos Montes Tyrr a ilha de Rëünn, o local para onde vão aqueles que, em vida, nada de mal fizeram contra o poderio divino, o Vale Thry, para onde vão a maioria das pessoas, e o Monte Ardës, a Montanha de Fogo, onde queimam as almas daqueles que praticaram a malevolencia.

O Vale Thry é onde corre o Rio Ghëtt, um dos afluentes do Njarr, que quando desagua neste forma o Lago Pyer, onde fica a Ilha de Rëünn. No canto mais ocidental dos Montes Tyrr fica o Monte Ardës, que é feito de brasas incandescentes, e sua luminosidade pode ser vista por todo o Tyrr.

OrganizaçãoEditar

Na Escandinavia dos povos funghinistas, tão logo alguem morria, devia-se colocar seu corpo num barco e lançá-lo num rio, e os deuses se incubiriam de rumar o barco até o Rio Njarr. Assim, o defunto iria para os Montes Tyrr, atravessando o Vale de Tghjj, indo parar no sopé do Monte Esfirra.

Lá havia o Tribunal dos Policeseises, que era controlado por criaturas chamadas Policeseises, obiviamente, e era lá que o morto era julgado. Se o defunto tivesse um resultado positivo no julgamento, ele era dirigido a Barca de Sirísis, que o levava até a Ilha de Rëünn. Se tivesse um resultado neutro no julgamento, como ocorria na maioria das vezes, o morto ia para a Nau de Yafiis, que o dirigia até o Vale Thry. Já se tivesse um resultado negativo, ele era dirigido a Caverna de Sörr, que o levava até o Monte Ardës numa comitiva controlada por Ijjp, o Temido.

Divisão de LocalidadesEditar

Nos Montes Tyrr haviam sete distritos sob o governo de Ferrin: o Monte Esfirra, a sede de seu poder e o local onde ficava o Tribunal de Policeseises, Orïïr, o distrito mais ocidental, que era responsavel por não deixar ninguem fugir do Monte Ardës, Thrr, o mais oriental, que vigiava a entrada do Vale de Tghjj, Klrgh, o mais nordico, Trrey, o mais meridional, Selium, que ficava a norte do Monte Esfirra, e Hgrbvy, que ficava logo ao sul do Monte Esfirra. Deve-se lembrar que a Ilha de Rëünn, o Vale Thry e o Monte Ardës são localidades apenas para defuntos humanos. Entretanto, em Tyrr viviam dispersos vários contigentes populacionais de mortos, que eram, em sua maioria seres miticos.

Monte EsfirraEditar

O principal distrito dos Montes Tyrr, era uma montanha de formato triangular, onde Ferrin sediou seu poder de politica e administração, e se localiza no centro das Montanhas da Morte. No seu topo fica o Templo dos Mortos, o palacio de Ferrin e Inye, de onde tudo é controlado. Em seu sopé se localiza o Tribunal de Policeseises, onde os mortos são julgados. É governado pelos proprios soberanos de Tyrr em pessoa, sem a necessidade de um governador proprio.

OrïïrEditar

Chamado de Distrito do Poente em geral, é governado por Ujebb, o filho mais velho de Ferrin e Inye. É o distrito mais ocidental de todos os Montes Tyrr, composto pelo Monte Ardës, Monte Lkjeen, Monte Rghfaar e Monte Plinnre, e é onde se concentra a população sofredora do Reino dos Mortos. Sua sede era o Palacio de Werdës, localizado no cume do Monte Lkjeen.

ThrrEditar

Chamado tambem de Distrito do Nascente, é o distrito mais oriental dos Montes Tyrr. É governado por Blirnne, uma das filhas dos soberanos dos mortos. É um distrito formado pelos Montes Fghirre e Nayerdirr, as duas montanhas que ficam as margens da entrada do Vale de Thgjj, onde controlava-se a entrada de defuntos em toda a Cordilheira de Tyrr. Além disso, também é o distrito responsavel pela alimentação de Sergh, o pato gigante. Sua sede fica no alto do Monte Nayerdirr.

KlrghEditar

Composto tambem apenas por duas montanhas, o Distrito de Klrgh, é o distrito que abrange a menor area nos Montes Tyrr. Entretanto é lá que se localizam o Monte Rgeë e o Monte Srrfv, sendo o Monte Rgeë a sede do poder de Fghyy, seu governador, tambem filho dos soberanos Tyrrios, e também o segundo pico mais alto dos Montes Tyrr, atrás somente do Monte Esfirra.

TrreyEditar

É o distrito mais meridional dos Montes Tyrr, formado pelos Montes Bverr, Lepprt e Fderry. Seu governo se sedia no Monte Fderry, sendo seu governador Xceerion, terceiro filho de Ferrin e Inye. É no Monte Bvere, segundo a Mitologia Funghi, que se localiza a nascente do Rio Ghëtt, o curso d'água onde se localiza, um pouco mais o norte, o Vale Thry.

SeliumEditar

É o distrito que fica entre o Monte Esfirra e o Distrito de Klrgh, composto por quatro montanhas: o Monte Pellettn, o Monte Fwerr, o Monte Nnnerys e o Monte Jkllë. No cume do Monte Fwerr, fica a sede do poder do distrito, governado por Tynne, segunda filha dos reis dos Montes Tyrr. É lá que o Rio Ghëtt desagua no Rio Njarr. Ou seja, é lá que se localizava a Ilha de Rëünn.

HgrbvyEditar

É o distrito que fica entre o Monte Esfirra e o Distrito de Trrey, sendo o maior de todos, composto pelos Montes Uiöill, Mnnerr, Gëww, Bhamml e Piccytzllè. Lá ficava o Vale Thry, e era a sede do governo de Höjj, o ultimo filho de Ferrin e Inye, que administrava o territorio do alto do Monte Gëww.

Também no FANDOM

Wiki aleatória